terça-feira, 16 de outubro de 2007

Post 4 - visto temporário

Nesta fase, contei, anônimante, com o orkut, que tem diversas comunidades dispostas a ajudar para se entender a documentação necessária ao visto. Agora, depois da nova Lei de Imigração (01 de agosto de 2007), o que era antes chamado de visto de estudo, denomina-se agora Visto de Estada Temporária. A documentação para quem vai estagiar, até um (01) ano, em uma universidade ou unidade de investigação, está mais simples, comparado com o visto de estudo antigo. Principais documentos a serem apresentados: Passaporte nacional, carta de aceite do co-orientador (original), mostrar meios de sobrevivência ( no caso o documento oficial da bolsa), fotos e, no meu caso, taxa de R$ 76,00. Esta documentação está detalhada no site do Consulado Geral de Portugal em São Paulo ww.consuladoportugalsp.org.br/vistotemporario.htm
O passaporte, eu retirei em uma unidade da Policia Federal de Piracicaba-SP, próximo ao shopping center, e foi simples também: formulário (internet), fotos (2), RG, comprovante de endereço, alistamente militar e uma taxa de aproximadamente R$90,00´, pago no Banco do Brasil. Este serviço funciona somente pela manhã e levou 10 dias para receber, sem muita burocracia.
Minha grande dificuldade foi que para o estágio iniciar em novembro, meu caso, a capes só liberou a documentação referente a bolsa, dia 25 de setembro, e ´fica o tempo muito apertado para apresentar a documentação ao consulado. senão vejamos: dia 25/09 (sexta-feira) recebi a notícia do aceite da bolsa (outro alívio); 28/09(segunda) levar toda a documentação para autenticação no cartório 0 desembolsei R$30,00) e fui no mesmo dia três vezes, pois sempre faltava algo. Aqui um porém, o correio estava de greve, mas voltaria a funcionar dia seguinte; 29/09 (terça) correio, paguei R$12,00 com envio por sedex 10, e deu tudo certo. Após sete dias, o consulado me liga agendando uma entrevista comigo dia seguinte às 11:00 h. Dia 03/10 (quarta), fui a São Paulo, a trancos e barrancos cheguei as 11:05, na portaria já se identifica e esperei aproximadamente 15 min para ser entrevistado. Simples: mostrar o passaporte e Rg, paguei a taxa, e me explicou que a viagem tinha que ser marcado a partir de 30 dias, ou seja, 03/11, e que aguardasse novo telefonema. Fui embora pensando que o estágio era para iniciar dia 01/11 e ficaria adiado para alguns dias depois.

Depois do anúncio da bolsa e a documentação da Capes em minha mão, ela pede que re-envie um documento de compromisso assinado pelo bolsista, uma reserva de vôo em agência indicada por ela e uma conta no Brasil, no meu caso Banco do Brasil, para o depósito de ajuda de custos com alojamento e seguro saúde.

Para minha surpresa, recebo um e-mail de uma seguradora, que se diz trabalhar juntamente com a agência indicada pela Capes, informando da possibilidade de um seguro, obrigatório perante a Capes ( o seguro, não a seguradora) no mesmo valor de depósito da Capes. Que coincidência. Perdão restou um trocado de 12 euros. Mas mesmo assim valeu, pois estava pensando em fazer o seguro só em Portugal. Pode ser com cartão de crédito até três dias antes da viagem.

Ah, esqueci de comentar, vou ter que ir a São Paulo de novo, para receber o visto até o dia 02/11 um dia antes do embarque. Só me resta esperar o telefone. esperar, esperar, esperar.........

Outra notícia. Foi designado pela Coordenação de Bolsas ao Exterior da Capes, uma técnica que vai me acompanhar e ajudar no necessário para implementação da bolsa e relatórios necessários, sendo que o processo se estende até a defesa definitiva da tese do doutorado. Esqueci deste porém. Responsabilidade com o estágio, relatórios, visitas técnicas, PUBLICAÇÕES e contatos posteriores são deveres do bolsista. Direitos: bolsa de estudo

Nenhum comentário: