domingo, 14 de outubro de 2007

POST 1 - inicio de tudo

Doutorado Sanduíche

Vou escrever, na forma de Diário, como foi, está sendo e será a minha experiência em realizar o doutorado fora do País.

Em março de 2007, no segundo ano do doutorado na UNESP Campus Rio Claro, a convite do coordenador do Programa de Pós-graduação, resolvi apostar na idéia de desenvolver parte do meu doutorado em outra Universidade fora do país.

Saí a procura de informações, e no flanelógrafo do prédio da pós, encontrei o que procurava, um cartaz em que postava as informações que estava procurando, o site da CAPES. Oferecia bolsa de estudo para alunos de doutorado, que desejássem sair do país.

Entrando no site http://www.capes.gov.br/, que nos próximos meses serei assíduo frequentador, vi que uma das primeiras exigências da agência de financiamento, era que o programa de pós-graduação tivesse nota igual ou superior a 4, na época, a nota do programa de pós graduação em Geologia Regional da UNESP Rio Claro, era 4,0. Hoje, outubro de 2007, a nota subiu para 5,0.

A Capes oferece a bolsa no programa denominado, PDEE, Programa de Doutoramento em Estágio no Exterior, e que exige que o aluno tenha quase todas as disciplinas já cursadas e/ou já tenha se qualificado na tese. No meu caso, não tinha me qualificado, mas já tinha o projeto aprovado pelo Conselho do Curso e já cursara 96% das disciplinas. Todos os professores que eu pedia ajuda, falava que era mais fácil para quem já tinha se qualificado, mas resolvi, por alguns motivos que não vale a pena comentar, que mesmo assim iria tentar.

Chegando em casa, comentei a idéia com minha esposa, Vilma, que também faz doutorado na UNESP, mas no ínicio do curso, portanto resolvemos que eu ficaria o mínimo necessário de tempo, para conclusão do estágio.
O PDEE oferece a bolsa para um tempo de 4 meses a 1 ano, e resolvemos que ,se desse certo, iria passar os 4 meses, de novembro de 2007 a fevereiro de 2008, época que ela e nosso filho, Gustavo, voltam a Fortaleza, para passar as festas de final de ano, e a Vilma ir ao Campo.

Nenhum comentário: