segunda-feira, 15 de outubro de 2007

POST 3 - conhecendo os trâmites

PRIMEIROS DOCUMENTOS

Depois desse e-mail de confirmação, acreditei mais ainda na possibilidade de ir.
Nova fase, novos obstáculos, novas ansiedades e novas conquistas. Aprendi que cada passo é dado de uma e uma vez. Já sabia dessa teoria, pensando bem era só teoria. Na prática foi difícil compreender, mas já foi uma lição. Aos poucos se conquista.........

Agora era pensar na documentação perante a CAPES e perante o consulado português. Outra barreira, que diziam ser muito difícil, mas não impossível. depois eu conto os detalhes.
Na capes, preparar o projeto, enviar ao orientador brasileiro e ao co-orientador estrangeiro com um possível cronograma pré estabelecido.
Para o projeto, tinha que encontrar um mote que desse certo. Verificando na santa internet, vi que os problemas que os ceramista do ceará enfrentam hoje, em portugal, aveiro, principalmente, já superaram esta fase e já partiram para novos projetos. Ai eu vi que podia explorar esta parte. e foi assim que fiz. Mandei, com aceite da orientadora daqui, escrevi um projeto que envolvesse novas tecnologias inovadoras para o Ceará.
O orientador aceitou de primeira, como também o cronograma. Vi que ele era uma pessoa que estava pra ajudar e não pra atrapalhar. Já valeu muito. Além de muito experiente.

Outro momento foi preencher os formulários da CAPES, pois tem muita informação do co-orientador. Novamente a net me ajudou. Uma grande dificuldade foi que para encaminhar toda a papelada, em duas vias, tem uma via cruzis. 1. manda para o coordenador da pós, que envia pra secretaria da pós, que envia pra secretaria da pro- reitoria, que envia pra capes. isto demanda tempo, e agente fica na incerteza da entrega dos documentos.

Aconteceu que esta corrente foi quebrada e a capes ficou sem receber um documento. Foi preciso a intervenção do coordenador, para tudo se resolver. Ufa foi um alívio. Agora a Capes modificou este sistema. A partir de 2008 quem tentar a bolsa, vai poder enviar tudo on-line, sem correio. Bastante adianto.

Um comentário:

Unknown disse...

Dará tudo certo. Quatro meses que valerão muito para sua vida profissional e pessoal. Cuidaremos muito bem da tia vilma e do gu. Lá...cuide-se bem! Estaremos todos torcendo pelo seu sucesso! Parabéns por hoje, dia do professor, e por sua coragem e perseverança! Boa sorte! Beijos!