sábado, 17 de novembro de 2007

POST 12 - Patrimônio da cidade

Em visita ao Museu da cidade de Aveiro, aprendi que a cidade já era povoada desde o século IV onde se encontra exposto fragmentos cerâmico de telhas e tijolos (Sitio arqueológco do Eixo).
Devido a Napoleão Bonaparte extraditar a familia Real para o Brasil, algumas familias de Aveiro também tiveram que ir. No museu li uma reportagem no Jornal da Época (Jornal "O Povo de Aveiro") que numa época de natal diz sobre o Brasil: Em vez de frio cobre-se com um veu de uma luz artística e discreta, a claridade offuscante de um sol tropical, que deslumbra, que abrasa, que morde como um caustico" fala que o natal longe de casa, não tem as mesmas tradições. Autor: Francisco Manuel Homem Cristo datado de 22 de janeiro de 1913.
Também teve uma visita importante, mostrada em quadros. Foi a visita do Rei D. Manuel a Aveiro em 1908. Calculo pelo cara do cidadão que ele tinha aproximadamente 15 a 18 anos.

Outro patrimônio é o convento da Princesa que se converteu ao cristianismo: Hoje Santa Joana. Ela filha de Rei, deixou toda a riqueza para morar neste convento enclausurada até a morte. Visitamos todos os aposentos, capela, horatório, local de banho de sol e etc. Hoje o local é um museu. e a santa é a padroeira da cidade. Dia, acho que 12 de maio, dia da cidade de aveiro.

Nenhum comentário: